PUBLICIDADE

 19º aniversário do reconhecimento de Lage dos Negros pela Fundação Cultural Palmares

Foto: Acervo Rodrigo Vicente

"Hoje, ao celebrarmos o 19º aniversário do reconhecimento oficial de Lage dos Negros como comunidade quilombola pela Fundação Cultural Palmares, refletimos sobre a jornada e a resiliência dessa comunidade extraordinária. A designação, concedida em [data específica de 19 anos atrás], não foi apenas um reconhecimento formal; foi uma reafirmação da rica história, cultura e identidade de um povo que lutou contra as adversidades para preservar suas raízes.

Lage dos Negros, localizada na Bahia, Brasil, é um símbolo vivo da resistência e da força do espírito quilombola. Sua história, entrelaçada com a luta pela liberdade e autodeterminação, ressoa através das gerações. O reconhecimento pela Fundação Cultural Palmares abriu portas para a proteção e promoção da herança cultural única da comunidade, permitindo que suas tradições, língua e práticas fossem preservadas e celebradas.

Nestes 19 anos, vimos a comunidade de Lage dos Negros florescer. Projetos de educação e preservação cultural têm ajudado a transmitir o conhecimento ancestral para os jovens, garantindo que o legado quilombola continue a enriquecer o Brasil. A terra, uma vez palco de lutas, agora serve como um testemunho de resistência e esperança, onde as práticas agrícolas tradicionais e a sustentabilidade ambiental são ensinadas e valorizadas.

Contudo, a jornada ainda não terminou. Enquanto comemoramos as conquistas, também reconhecemos os desafios que persistem. A luta por direitos territoriais, igualdade social e reconhecimento continua. O aniversário do reconhecimento de Lage dos Negros é um momento para refletir sobre como podemos contribuir para a promoção da justiça e igualdade para todas as comunidades quilombolas.

Portanto, neste dia significativo, honramos Lage dos Negros e todas as comunidades quilombolas do Brasil. Sua história não é apenas uma recordação do passado; é um guia para o futuro, um lembrete da importância da resiliência, da comunidade e da identidade cultural na construção de um mundo mais justo e inclusivo."

Este texto busca celebrar as conquistas da comunidade de Lage dos Negros, ao mesmo tempo em que reflete sobre os desafios contínuos e o significado mais amplo do reconhecimento quilombola.

Por: Prof. Rodrigo Vicente

Documentário Amassa o Barro: um passado presente, realizado pela Associação Quilombola de Lage dos Negros em parceria com a SEPROMI-BA


0 Comentários