Secretaria da Igualdade Racial fará uma celebração para comemorar o Mês da Consciência Negra com Programação Especial



Com uma população estimada em quase 13 mil quilombolas o município de Campo Formoso possui hoje a 8ª maior população quilombola do Brasil, e são exatamente com cerca de 12.735 pessoas, de acordo com os últimos levantamentos do IBGE (2022).

Durante todo o mês de novembro, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, tempo a colaboração de outras secretarias, e principalmente os quilombolas campoformosenses vai promover uma programação alusiva ao mês da Consciência Negra. Durante esse mês serão realizadas oficinas, exposições, lives, mesa-redonda, encontros, desfiles culturais temáticos além de festivais da cultura quilombola. A programação foi pensada para valorizar e dar visibilidade aos saberes e vivências quilombolas rurais dos povos que vivem no nosso município. 

O evento de lançamento do mês da Consciência Negra será no dia 1 de novembro, em São Tomé, com apresentações culturais, oficinas e o lançamento do Concurso de Fotografia Wilson Sena Militão. A programação será estendida para outras localidades quilombolas a exemplo de Pacuí, Gameleira do Dida sede do município e o grandioso encerramento acontecerá na comunidade quilombola de Lage dos Negros.

Histórico das Festividades da Consciência Negra 

Refletindo também em nosso município, principalmente em Lage dos Negros, onde surgiu anteriormente o Festival Negro Zumbi e a Mostra Cultural Quilombola, onde esses projetos visavam a valorização cultural, e junto com a criação do Fórum Estadual de Educação Quilombola, surge o Fórum de Discussão sobre Políticas Públicas Quilombolas e o Resgate Identitário em 2011 e teve como objetivo inicial a elaboração de um documento que fosse referência para as melhorias das comunidades quilombolas em torno de Lage dos Negros e posteriormente ampliadas para todas as comunidades quilombolas de Campo Formoso e todo o município.

Partindo disso, o município de Campo Formoso, tornou-se referência no tema sobre Educação Quilombola e Educação Escolar Quilombola, mesmo, não havendo nenhuma coordenação ou secretaria específica para tal temática. E sobre a grande importância do Fórum Quilombola de Lage dos Negros o mesmo norteou e baseou a criação dos Projetos “Novembro Negro”, idealizados pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria de Ação Social.

Adaptação e ampliação textual: Rodrigo Vicente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário